Acupuntura ajuda no tratamento da fibromialgia .

Recebeu o diagnóstico de fibromialgia? Calma!!! Há uma luz no fim do túnel. Os tratamentos disponíveis podem reduzir o problema e até mesmo fazê-lo desaparecer, desde que o paciente tenha disciplina e determinação.

As causas da fibromialgia ainda não são precisamente identificadas, mas já se sabe que o cérebro dos portadores da doença produz menos serotonina, que é a substância ligada à sensibilidade dolorosa.

Observa-se uma ocorrência maior em mulheres, principalmente no período da menopausa, devido à diminuição de hormônios durante essa fase. É um momento muito complicado, pois ninguém descobre o que elas têm, o conflito da idade que avança atormenta e amigos e familiares não as compreendem, achando que elas estão inventando doenças. Com a autoestima em baixa, os sintomas aumentam e tornam o quadro ainda mais grave.

Para se fazer o diagnóstico correto da doença é necessário um exame clínico, já que não existem exames laboratoriais ou de imagem para detectá-la. Existem 18 pontos doloridos que são palpados e, quando pelo menos 11 são identificados, é possível que se trate mesmo de fibromialgia. É importante fazer o diagnóstico diferencial com outras doenças que causam dores generalizadas, como patologias reumáticas e doenças da tireóide.

O tratamento sem medicamentos é possível, aliando exercícios específicos recomendados pelo terapeuta, associados a acupuntura.

A acupuntura, através do estímulo de vias nervosas periféricas, estimula o cérebro a produzir mais serotonina e outros neurotransmissores que agem como potentes analgésicos, diminuindo a dor e favorecendo um maior equilíbrio emocional, o que melhora a ansiedade e os sintomas depressivos que geralmente se associam e agravam a doença. A acupuntura ainda favorece a regularização do sono e a diminuição da fadiga, fatores que, quando controlados, ajudam na remissão do problema.

É muito importante que haja uma significativa mudança de hábitos por parte do paciente para a cura. O perfeccionismo nas atividades do dia-a-dia, o isolamento social, o uso de alimentos que promovem a inflamação do organismo e o sedentarismo só tendem a acentuar a doença.

Nós da clínica Shen dispomos de profissionais médicos com título de especialista em acupuntura e portanto , capacitados para tratar da melhor forma buscando reduzir ao máximo possível as dores e demais sintomas advindos desta doença que acomete uma parcela significativa da população. Agende a sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?