Quando se descobre uma gravidez, uma onda de alegria invade a mulher! A ideia de ter um novo ser crescendo dentro de si, um coraçãozinho que bate independente do seu, uma pessoa única que começa a se formar encanta e apavora.
A mente da gestante se vê repleta de pensamentos e perguntas incessantes: com quem se parecerá? terá meus olhos? puxará o jeito do pai? terá as orelhas do avô? São questionamentos sem fim. Dúvidas sobre o bem-estar do bebê e sobre a sua formação são motivos de preocupação constante da grávida e da família; afinal, não se pode VER o bebê. Ou será que pode?
Sim! É possível ver o bebê e seu desenvolvimento dentro do útero, através dos exames de ultrassonografia! E existem exames de relevante importância para serem feitos com datas específicas. Esses exames são capazes de avaliar tudo o que é importante em termos de formação fetal em cada período da gestação.
O primeiro exame a ser realizado é assim que se descobre a gestação. Geralmente, a grávida se encontra entre 6 a 8 semanas de gravidez quando isso acontece. Esse ultrassom é realizado por via transvaginal, pois o embrião ainda é muito pequeno para ser visto por via abdominal. É um exame extremamente seguro e sem riscos para a gestante e seu bebê. Nessa fase, se determina a idade gestacional (tempo de gravidez) exata, quantos bebês existem, sua vitalidade e se há algum sangramento ou outro problema uterino.
Entre 10 e 14 semanas, se executa o ultrassom para avaliação de translucência nucal. Ele consiste na medida de uma preguinha na nuca do bebê, que fica visível nesse período e determina se há risco de alguma alteração cromossômica do feto, como a Síndrome de Down.
A seguir, entre 20 e 24 semanas, se realiza o ultrassom morfológico, onde se avalia a formação do bebê, que, nesse período já está praticamente completa. Acima das 24 semanas, não é mais possível essa avaliação adequada, pois o feto já está crescido, atrapalhando a boa visibilização de todas as suas partes.
Por fim, a partir de 32 semanas, se realiza o último exame, avaliando a posição, o peso e a estatura do bebê, o grau de maturidade da placenta e a quantidade de líquido presente na bolsa para uma adequada preparação para o parto.
Pode-se realizar também, o ultrassom 3D/4D, onde se tem uma visibilização da face fetal perfeita, desde que o bebê esteja bem posicionado e haja líquido amniótico suficiente para a aquisição das imagens.
Na SHEN Clínica Médica, realizamos todos esses exames em um aparelho de última geração e com profissionais especializados e competentes. Agende já o seu exame!